Como aprender a desenhar melhor com Pokémon Art Academy



Quem inicia no mundo dos desenhos, qualquer que seja o estilo, geralmente tem algum tipo de insegurança. Seja o processo de colorir que não dá o resultado desejado, as sombras que não ficam convincentes ou qualquer outra coisa, sempre existe alguma parte que nos dá a impressão que poderia ser melhor.

Depois de fazer algumas pesquisas para melhorar a minha técnica, decidi trazer para o blog uma dica de jogo que vai ajudar quem está passando pela mesma situação que eu. Pokémon Art Academy traz lições que auxiliam a desenhar melhor, ensina diferentes técnicas de colorir e ainda introduz ao jogador os fundamentos da arte digital. Preparado? Então pegue seu material de desenho e vamos lá.

Preparando os pincéis

O modo de jogo principal é composto por 40 lições divididas em três níveis de dificuldade: novice, apprentice e graduate. No nível novice o jogador aprende as noções de ângulos, desenhos de rosto e desenho figurativo. Nas lições seguintes são praticados o sombreamento, opacidade e desenho livre. Além disso, novas ferramentas são desbloqueadas à medida que as lições são concluídas, como o pincel e o spray. O lado bom é que dá tempo se acostumar com todas as funções antes de prosseguir e evita que o jogador fique perdido sem saber que técnica usar em um determinado desenho.

Aprenda, pratique e crie

Depois de passar pelas lições do modo "história", você pode praticar no Quick Sketch Mode. É possível escolher um modelo entre os que foram destravados para desenhar novamente. Um ponto negativo desse modo é que ele disponibiliza um número limitado de ferramentas, as mesmas usadas no modo história, então não é possível recriar um desenho usando um estilo diferente. Por outro lado, dá pra baixar mais imagens de referência pelo Nintendo Network, então esse modo é um tipo de reforço das lições com alguns adicionais.

Não é só Pokémon

Existe ainda um segundo modo de jogo, talvez o mais útil e interessante pra quem já possui certas noções de desenho. No modo Free Hand todas as ferramentas estão disponíveis, então você pode desenhar o que quiser (até Digimon :p), sem limitações de tema ou estilos. Também é possível carregar imagens a partir do cartão SD (ou tirar uma foto com a câmera do 3DS) para usar como referência. Todos os desenhos podem ser salvos no SD, o que cria a possibilidade de transferir para o PC e fazer os últimos ajustes em outros programas, como o Paint Tool SAI.

Temos que peg… desenhar!

Pokémon Art Academy é um dos poucos jogos que, além de diversão, oferece uma real utilidade ao jogador. Infelizmente o jogo nunca teve o reconhecimento que merece. Lembro que estava sendo vendido por um valor quase simbólico porque as vendas não foram muito boas. O problema é que pelo fato de ter sido lançado para console faz com que as pessoas o vejam como apenas um jogo, quando faz mais sentido considerá-lo um utilitário.


O jogo é uma mão na roda até pra quem já é mais experiente no mundo dos desenhos e pretende começar na arte digital, mas não quer investir em equipamentos caros agora e acha ruim desenhar usando o mouse. Basta começar o desenho no 3DS, exportar para o PC e adicionar os últimos detalhes em um software mais completo. Além disso, essa é uma ótima maneira de melhorar suas técnicas de sombreamento e entender como funciona o sistema de camadas, o que é de extrema importância na arte digital. Todos esses elementos tornam Pokémon Art Academy um estúdio portátil básico porém útil.


E você, tem alguma dica de como melhorar as técnicas de desenho? Não deixe de compartilhar nos comentários.

Comentários